Estimativa dos índices fisiológicos das plantas de acordo com Benincasa (2003)

Publié le par abel kissi

Área foliar: determinada com um medidor de área foliar, modelo LI-300, e expressa em decímetros quadrados. A área foliar média foi definida como o produto da soma das medidas individuais das áreas de todas as lâminas foliares de cada planta por repetição.

Massa de matéria seca total (MST): A massa de matéria seca total correspondeu à soma das massas de todos os órgãos existentes, em cada coleta, sendo definida como a média das massas.

Razão de área foliar (RAF): A razão de área foliar (dm2 g-1) expressa a área foliar útil para fotossíntese e foi definida como o quociente entre a área foliar (AF), área responsável pela intercepção de energia luminosa e a massa seca total (MST), resultado da fotossíntese.

RAF = AF / MST

Área foliar especifica (AFE): É o componente morfológico e anatômico da RAF porque relaciona a superfície (AF) com o peso da massa seca das folhas (MSF).

AFE = AF / MSF

Taxa assimilatória líquida (TAL): A taxa assimilatória liquida (g dm-2 dia-1) expressa a taxa de fotossíntese líquida, em termos de massa seca produzida. Foi obtida pela equação:

P2 –P1 Ln A2-– Ln A1

TAL (g dm-2 dia-1) = ---------- X ------------------

t2 – t1 A2 –A1

Em que: p = peso massa seca; t = tempo em dias; 1 e 2 = amostras sucessivas; Ln = logarítmo nepereriano; A = amostra.

Taxa de crescimento relativo (TCR): A taxa de crescimento relativo (g dia-1) de uma planta ou qualquer órgão da planta reflete o aumento da matéria orgânica em um intervalo de tempo, dependente do material pré existente. Essa taxa foi calculada pela equação:

Ln P2 – Ln P1

TCR (g g-1 dia-1) = -------------------- g . g-1 dia ou semana

t2 – t1

Em que: p = peso massa seca; t = tempo em dias; 1 e 2 = amostras sucessivas; Ln = logarítimo nepereriano.

Taxa de crescimento absoluto (TCA): A taxa de crescimento absoluto é a variação ou o incremento do crescimento em gramas por dia entre duas amostragens ao longo do ciclo. Essa taxa foi calculada pela equação:

P2 – P1

TCA = ----------

t2 – t1

Em que: p = peso massa seca; t = tempo em dias; 1 e 2 amostras sucessivas.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article