Diafanização ou Clarificação foliar

Publié le par Abel

DIAFANIZAÇÃO OU CLARIFICAÇÃO

A técnica de tornar semitransparentes peças vegetais de tamanhos variados, geralmente laminares, é denominada de diafanização ou clarificação. Basicamente consiste na dissolução do conteúdo celular, restando apenas a parede celular, o que se presta eficientemente para o estudo da nervação foliar. Os reagentes empregados para diafanização comumente são soluções aquosas de hidróxido de sódio a 5-20%, cloral hidratado a 30-60% ou hipoclorito de sódio a 10-20%. Para se confeccionar lâminas permanentes, o material diafanizado é corado, desidratado em série etanólica e etanol-xilólica e montado com bálsamo ou resina, entre lâmina e lamínula.

Diaganização

A diafanização é uma técnica que consiste em tratar amostras biológicas de modo a torná-las semitransparentes, é muito utilizada no estudo da venação, epidermes, estruturas reprodutoras, e também por diversos autores na separação e diferenciação de espécies (Guia ilustrado e Manual de Arquitetura Foliar para Espécies Madeireiras de Amazônia Ocidental).

A diafanização é uma técnica utilizada em anatomia vegetal que consiste em tornar a amostra semitransparente. A diafanização de folhas permite um melhor estudo da venação, deixando evidentes as nervuras, que podem ser estudas com maior detalhe.

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%A9cnicas-De-Diafaniza%C3%A7%C3%A3o-Foliar/56827050.html.

Venação

C´est l´arrangement de nervures dans une feuille.

Disposição das veias e nervuras das folhas.

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article