Déficit de Pressão de Vapor (DPV) e Condutividade Hidráulica do Solo (K)

Publié le par abel kissi

Définitions:

L’Humidité Relative (RH%) est la quantité de vapeur d’eau présente dans l’air ambiant à une température donnée .

Le Déficit de pression de vapeur (DPV) est la différence entre la quantité d’humidité dans l’air ambiant par rapport à la quantité d’humidité que l’air ambiant peut contenir lorsque celui-çi en est saturé. Le DPV se mesure en mbar.

DPV: 10.31 milibars (1.031 kPa)

Effets de l’humidité sur les plantes:

Si l’humidité est trop basse (DPV élevée), le stomate des feuilles tendent à se fermer pour limiter la transpiration et prévenir le déssèchement. Cette condition ralentit le taux de croissance de la plante.

À l’inverse, lorsque le taux d’humidité est trop élevée (DPV basse) , le stomate s’ouvre complètement ce qui, paradoxalement, empêche aussi une évaporation optimale; les conséquences sont une indisponibilité de certains minéraux nécessaires à la croissance comme le calcium.

http://www.scielo.br/pdf/aa/v37n2/v37n2a08

http://www.dsr.inpe.br/dsr/vianei/CursoHF/Capitulo4c.htm

Umidade relativa do ar é razão entre a pressão de vapor e a pressão de saturação:

Déficit de pressão de vapor é a diferença (es – e) em mb (ou KPa)

Déficit de Pressão de Vapor (DPV)

Interessante para ler: http://www.ppgagro.upf.br/download/kalibia.pdf

2.9 Umidade Relativa e Déficit de Pressão de Vapor (DPV)

Durante anos a Umidade Relativa (UR) foi usada como uma medida de quanto de vapor de água está presente no ar e 24 provavelmente ainda é o método preferido usado por agricultores experientes.

Uma etapa importante para o manejo da doença é impedir as circunstâncias que promovem a doença. A prevenção da condensação é importante, desde que os patógenos requeiram frequentemente uma película de água na planta para se desenvolver e infectar. O DPV pode ajudar a identificar quando é provável ocorrer a condensação (Snyder, 2005).

O DPV é a diferença (déficit) entre a quantidade de umidade no ar e quanto de umidade o ar pode manter quando saturado. DPV funciona como um indicador conveniente do potencial da condensação porque quantifica quando o ar está próximo à saturação. O ar está saturado quando alcança a água máxima que prende a capacidade em uma dada temperatura (chamada também o ponto de orvalho). Adicionar a umidade ao ar além de sua capacidade, conduz à deposição da água líquida em algum lugar no sistema. A pressão do vapor (VPar) é uma medida de quanto vapor de água está no ar, isto é, o quanto de água na forma de gás está presente no ar. A quantia de vapor de água tem um efeito direto na habilidade das plantas transpirarem e consequentemente crescerem. Mais vapor de água no ar significa uma pressão mais grande do vapor. Quando o ar alcança o índice máximo do vapor de água, a pressão é chamada de pressão de vapor de saturação (VPsat), que está relacionada diretamente à temperatura. Assim, a diferença entre a pressão do vapor de saturação e a pressão real do vapor do ar (VPsat - VPar) é a definição matemática de DPV. O tamanho do DPV dá uma indicação de quanto está perto da condensação e subseqüentemente à ocorrência da doença (Snyder & Paw U, 2005).

Vantagem:

• expressa a ameaça da condensação explicitamente, melhor que a escala de umidade relativa que muda com a temperatura. Os valores de DPV funcionam de maneira oposta aos valores de UR de forma que quando a UR é elevada o valor do DPV é baixo.

Um valor de DPV mais elevado significa que o ar tem uma capacidade mais elevada de prender a água, estimulando transferência do vapor de água (transpiração) no ar nestas condições baixas da umidade. Se a umidade relativa for demasiado baixa (isto é DPV alto), o estômato nas folhas tendem a fechar-se a fim de limitar a transpiração com consequente murcha da planta. Este fechamento do estômato limitará também a taxa de CO2 e, conseqüentemente, o limite da fotossíntese, e por conseguinte, o crescimento da planta. A baixa umidade relativa reduz também a turgidez (pressão de água dentro das células da planta) e esta por sua vez restringe também o crescimento (Snyder, 2005).

Por outro lado, um DPV mais baixo, significa que o ar está próximo da saturação, assim o ar não pode receber a umidade da folha nestas condições de umidade elevada. Se a umidade for demasiada elevada (isto é baixo DPV) o estômato abrirá inteiramente mas mesmo assim as plantas estarão impossibilitadas de evaporar bastante água para carregar assim outra vez minerais na planta e o crescimento será impedido e as deficiências minerais (particularmente cálcio) podem ocorrer. Além disso, as plantas podem exibir crescimento lento, problemas de fungo e sintomas de deficiências minerais (Snyder, 2005).

Indica-se freqüentemente que DPV combina mais próximo ao que a planta "sente" em relação à temperatura e umidade e então forma uma base melhor para o controle ambiental.

Consequentemente, o déficit da pressão do vapor é uma maneira útil de expressar o fluxo do vapor no sistema, para a condensação e a transpiração. Um DPV mais elevado aumenta a demanda da transpiração, influenciando o quanto de umidade dos tecidos de planta é transferida no ar. Consequentemente, DPV está sendo usado para prever necessidades da água da colheita em alguns sistemas comerciais de irrigação. Ao contrário, DPV muito baixo indica uma maior proximidade com o ponto de orvalho, significando que a condensação pode começar a se tornar prejudicial. Usando a temperatura do dossel para determinar DPV dá a melhor indicação de risco de condensação, mostrando particularmente o quanto próximo o dossel está do ponto de orvalho (Snyder & Paw U, 2005).

Melhor que dando uma medida relativa do índice de água do ar, o DPV fornece uma medida absoluta de quanto mais água o ar pode prender, e de quanto próximo está da saturação. Assim, DPV pode ser usado para identificar condições da umidade do ar para a produção de plantas saudáveis, enquanto levando em conta níveis de temperatura diferentes (Snyder & Paw U, 2002).

http://www.scielo.br/pdf/rbfv/v12n2/9280.pdf

Condutividade Hidráulica do Solo (K)

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article