Condutância Estomática e Fluorescência

Publié le par abel kissi

Condutância Estomática e taxa de fotossíntese (A)

Porômetro, um aparelho que mostra a quantidade de vapor d'água que sai pelos estômatos.

"Sob condições não limitantes de luz, uma condutância estomática alta significa que os estômatos estão abertos, permitindo não somente a saída do vapor como a difusão do gás carbônico para dentro da folha, a matéria-prima da fotossíntese".

As taxas de fotossíntese (A) e a condutância estomática em folhas (g) foram medidas com um analisador de gás infravermelho (Li- 6400, Li-Cor, Lincoln, EUA). A concentração de CO2 dentro da câmara, a irradiância, a umidade do ar e a temperatura oscilaram conforme as condições do ambiente.

A irradiância foi medida utilizando um sensor quântico (Li- 190 SA, Li-Cor, EUA) conectado a um datalogger em intervalos de 15 minutos.

O potencial hídrico da folha (Ψ) foi medido com sensores psicrométricos (L-51, Wescor, Utah, EUA) conectados a um datalogger. As medições foram realizadas a intervalos de dez minutos, das 7:00 às 17:00 h nas mesmas plantas utilizadas para as mensurações da fotossíntese.

No total foram instalados cinco sensores psicrométricos por planta. A relação entre A e g e entre g e Ψ foi analisada mediante regressão. Além disso, foram construídos gráficos mostrando a variação de A, g , e Ψ em função do horário do dia, tendo-se como parâmetro de comparação o erro padrão da média.

Fluorescência

Fluorescência (F): emissão de radiação na região do visível (vermelho e vermelho distante).

Um outro parâmetro usado para avaliar a fotossíntese foi a fluorescência. Esta é uma medida relacionada com a quantidade de luz utilizada durante o processo.

"Utilizamos o Fluorímetro que consegue avaliar a atividade fotoquímica que é a fase da fotossíntese correspondente à captura da luz e à sua utilização para a produção de compostos ricos em energia química que serão utilizados na fase posterior de incorporação do gás carbônico em açúcares'.

Em temperatura ambiente (temperatura fisiológica, 20 a 250 C), a fluorescência é uma luz emitida e exibe um ponto máximo de emissão na faixa de 682 nm e outro ponto menos pronunciado em 740 nm

Source: José Pires e Rosy Isaías do Departamento de Botânica do ICB

São 4 componentes que constituem o potencial hídrico foliar (Ψw) (potencial gravitacional, potencial mátrico, potencial osmótico e potencial de pressão).

Sites d´importance pour la Fluorescence de la Clorophylle

http://www.snv.jussieu.fr/bmedia/Photosynthese/exp24.html

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article